Esse acordo é um grande marco para que cientistas envolvidos em pesquisa fora da academia publiquem as suas últimas descobertas em acesso aberto, conectando as pesquisas de ciência de base com a aplicada e de inovação dentro da comunidade científica.
Nos últimos anos, os acordos transformativos (também chamados de “leitura e publicação”) em parceria com a ACS Publications na América Latina têm sido importantes marcas para expandir e facilitar a publicação em acesso aberto para os autores da região. Após o anúnicio do nosso acordo histórico no Brasil com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que beneficia dezenas de milhares de cientistas elegíveis em mais de 300 instituições, várias discussões sobre financiamento de taxas de publicação e estabelecimento de novos acordos de acesso aberto para autores no país foram pautadas. A comunidade vê essas oportunidades de uma forma positiva, visto que a ciência está se adaptando globalmente para apoiar as iniciativas da Ciência Aberta. Não só as partes interessadas no ambiente acadêmico, mas também pessoas envolvidas em pesquisa científica em órgãos governamentais e na indústria estão interessadas nessa conversa.
Levando isso em consideração, nós firmamos recentemente um acordo de leitura e publicação ("read and publish”) com o Instituto SENAI de Inovação em Eletroquímica, o primeiro desse tipo no Brasil. O instituto está vinculada à Confederação Nacional da Indústria (CNI), uma instituição sem fins lucrativos criada para organizar e defender os interesses da indústria nacional e favorecer o empreenderorismo e produção industrial nos níveis estadual e federal, além de desenvolver novas tecnologias e soluções a partir do ecossistema de Institutos SENAI de Inovação. Esses institutos realizam pesquisas voltadas para a inovação para assistir corporações no Brasil e no mundo a solucionar os seus desafios industriais e criar novos produtos e processos, sempre de uma maneira mais eficiente e sustentável. O Instituto SENAI de Inovação em Eletroquímica—localizado em Curitiba, capital do estado do Paraná—tem como foco a pesquisa na área de energia, desenvolvendo novas bateriais e células a combustível mais eficientes, sensores para diagnóstico médico e controle de processos bioindustriais, materiais e revestimentos inteligentes, entre outros tópicos.
Esperamos que este acordo abra uma nova porta para ampliar as oportunidades de publicação em acesso aberto na América Latina para pesquisadores que atuam nas esferas corporativa e governamental e, também, seja um catalisador para aproximar a pesquisa fundamental e aplicada. Um artigo de perspectiva publicado na revista Journal of Medicinal Chemistry destaca a importância de cientistas que atuam na indústria publicarem os resultados de suas pesquisas em artigos científicos. Essas publicações podem ajudar outros e outras cientistas a entenderam como pesquisas aplicadas ou em inovação são conduzidas, quais tópicos as indústrias mundiais têm interesse em explorar, identificar gargalos e novos desafios na sua área de interesse, trazer visibilidade para o projeto, a empresa e os pesquisadores e, por fim, aproximar a academia das corporações e estimular colaborações para o avanço do conhecimento científico.
Essa transição da publicação tradicional para o acesso aberto afeta pessoas em todas as esferas da pesquisa científica, e a ACS Publications está disposta a ajudar autores e autoras a levarem as suas descobertas científicas a um grande público por meio de nossas revistas de alto impacto enquanto garantimos uma alta qualidade desses conteúdos. Saiba mais sobre o acordo transformativo com o Instituto SENAI de Inovação em Eletroquímica.