Descubra como a equipe da ACS Publications na América Latina está ajudando cientistas em início de carreira a desenvolver as habilidades necessárias para dominar a comunicação científica.

Lea este artículo en español.
Read this article in English.
Em alinhamento com a missão da ACS de fortalecer a comunidade científica global, a equipe da ACS Publications na América Latina tem se dedicado a promover a ciência e elevar a excelência na pesquisa regional. Entre as diversas iniciativas promovidas pelas ACS Publications na América Latina, que visam apoiar a comunidade científica e colaborar para expandir o impacto global e a visibilidade das pesquisas realizadas na região, o Laboratório de artigos científicos (do inglês, “The Scientific Article Lab”) se destaca. Trata-se de um programa que auxilia cientistas em início de carreira a desenvolver as habilidades necessárias para dominar a argumentação e a comunicação científica. O Laboratório foi concebido para fornecer um treinamento nos pontos essenciais em redação de manuscritos científicos eficazes e publicação em revistas de alto impacto do portfólio da ACS Publications, com o objetivo de elevar as pesquisas da região a um patamar internacional.
Lançado em 2023, o programa foi concebido como um curso introdutório voltado para cientistas em início de carreira que desejavam publicar seu primeiro artigo científico. Inicialmente oferecido no Brasil em um formato compacto de cinco aulas, o curso abordava os fundamentos da escrita científica—desde a realização de buscas bibliográficas até a escolha do periódico mais adequado para submissão.
Diante do sucesso da primeira edição, decidimos ampliar o conteúdo, os idiomas em que o curso seria ministrado (agora em espanhol e português) e, consequentemente, o número de países cujos cientistas poderiam se beneficiar da iniciativa. A edição de 2025 do The Scientific Article Lab contou com dez aulas virtuais, abordando uma gama mais ampla de aspectos importantes do processo de publicação: como elaborar o esboço inicial, o que incluir em cada seção do artigo, como criar um título impactante e figuras chamativas, como escolher o periódico ideal para submissão, as etapas do processo de revisão por pares, como se comunicar com editores, entre outros temas. Todas as sessões foram ministradas pelos representantes científicos da ACS Publications em campo: Juliana García (América Espanhola) e Valtair Júnior (Brasil).
Listamos abaixo os tópicos principais que foram cobertos no curso:
- A arte da escrita científica o processo de publicação de artigos científicos
- Elaboração de artigos primários e de comunicação
- Elaboração de artigos de revisão e como fazer pesquisas bibliográficas na literatura científica
- Como preparar figuras chamativas e gerenciar seus dados de pesquisa
- Como escolher a revista ideal para submeter um manuscrito
- Acesso aberto, preprints e acordos transformativos
- Revisão por pares
- Ética na publicação científica
- Uso da inteligência artificial na escrita científica
A nova edição do Laboratório de artigos científicos foi concluída em junho de 2025 com mais de 24 mil inscrições e 7 mil participantes de 38 países, um recorde para o programa. Brasil, Colômbia e México, três potências em pesquisa na região, lideraram em número de participantes. Também registramos presença de participantes da Europa, África e Ásia, incluindo países como Angola, China, Moçambique, Portugal e Espanha.

Como autoridade global na disseminação de descobertas científicas de ponta, a ACS Publications continua investindo em iniciativas que apoiem os cientistas no desenvolvimento da melhor ciência possível – e como apresentá-la para uma audiência global. A América Latina vem ganhando destaque no cenário internacional, com uma presença cada vez mais significativa na produção científica mundial. À medida que expandimos os acordos transformativos no Brasil e nos países hispânicos da América Latina, a publicação em acesso aberto tem se consolidado como a escolha preferencial de muitos autores.Esses esforços demonstram como a ACS Publications está colaborando para ampliar o impacto e a visibilidade global da ciência produzida na América Latina, embora ainda haja muitas oportunidades para evolução.
O questionário após o evento deste ano revelou que 93% dos participantes ainda não haviam publicado com a ACS, enquanto 46% nunca publicaram em acesso aberto. Esses dados evidenciam o enorme potencial de crescimento na região, especialmente com o fortalecimento de colaborações e apoio aos cientistas. Acreditamos que programas como o Laboratório de artigos científicos podem capacitar pesquisadores hispanofalantes e lusófonos a dominar a arte da comunicação científica, compreender os benefícios de uma experiência simplificada de publicação em acesso aberto e aumentar o potencial de impacto e visibilidade de seus trabalhos ao escolherem os periódicos da ACS.Dessa forma, a American Chemical Society segue se consolidando como uma parceira de confiança para os cientistas latinoamericanos.
Por fim, as gravações de todas as aulas do programa, disponíveis em português e espanhol, estão disponíveis na íntegra. Aproveite essa oportunidade para aprender mais sobre como escrever manuscritos de maneira eficiente e publicar em periódicos de alto impacto!